01 de Março de 2019

O Conselho Fiscal carrega a responsabilidade de representar o cooperado no dia a dia da Cooperativa


Pensando em disseminar conhecimento a respeito do funcionamento das tomadas de decisões da Unimed Belém, a Diretoria Executiva promoveu no auditório da Estação Saúde Reduto, o Curso Conselheiro Fiscal para Médicos Cooperados, nos dias 22 e 23 de fevereiro. A reunião foi direcionada pelo Gestor em Cooperativismo José Haelton, que centralizou a discussão na conscientização da importância do papel do Conselho Fiscal dentro de uma Cooperativa. 

Fiscalizar a Gestão é a função principal de um Conselheiro Fiscal, que incluem várias responsabilidades a serem cumpridas, com a finalidade de manter constante a saúde econômica e financeira dos negócios. Um desses deveres, é comparecer ativamente nas reuniões administrativas, buscando ser produtivo no controle das decisões, zelando pela imagem da empresa. Esse foi o ponto forte da reunião, provocar o interesse e despertar a vontade do Cooperado em se inserir na rotina da Gestão da Unimed Belém.

“O Conselho Fiscal carrega a responsabilidade de representar o cooperado no dia a dia da Cooperativa”, afirmou o Instrutor José Haelton, ao falar sobre a relevância de conhecer a execução de estratégia e orçamento da instituição. Além de ser extremamente importante um poder fiscalizador no ambiente interno, para atuar na transparência do gerenciamento dos recursos financeiros, é uma função estabelecida na Lei 5.764/71, que determina a presença do Conselho Fiscal nas cooperativas.

Este órgão monitora e valida os relatórios a serem apresentados à Assembleia Geral. “O Conselho de Administração tem o papel de gerir e fazer bons negócios, dar bons resultados, então o Conselho Fiscal acaba verificando se esse Conselho eleito está cumprindo o papel de bom administrador”, finalizou José Haelton. 

 

 

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da Unimed Belém

Leia também