11 de Março de 2019

Com um acolhimento que vai além da primeira consulta e traz à tona o cuidado centrado na pessoa, a Unidade de atenção Primária à Saúde – APS segue uma tendência mundial de atendimento humanizado.


A Unimed Belém inaugurou no último dia do mês de outubro, 31, a primeira Unidade de Assistência Primária à Saúde da Cooperativa no Estado. O objetivo desse novo empreendimento é implementar um sistema acolhedor e integral ao paciente, resgatando a figura do médico de família.

Com um acolhimento que vai além da primeira consulta e traz à tona o cuidado centrado na pessoa, a Unidade de atenção Primária à Saúde – APS segue uma tendência mundial de atendimento humanizado, levando em consideração o contexto sócio familiar do beneficiado.  A ideia principal é aproximar ao máximo o paciente e a família do seu médico, criando um vínculo entre ambos, desse modo, quando precisarem de atendimento, esse profissional deverá ser o primeiro médico a ser consultado.

Ao atuar na promoção da saúde, na prevenção de doenças e na assistência de forma mais resolutiva e eficiente, o novo sistema age diretamente na manutenção da qualidade de vida do acolhido. “É assim que estamos nos organizando: para que o beneficiário esteja em primeiro lugar, com acompanhamento contínuo e integral, buscando reduzir riscos e adoecimento com a adequada assistência e reabilitação”, ressaltou a Médica de Família e Comunidade que integra a equipe da nova Unidade, Dra. Érika Keuffer.

Inicialmente, o atendimento estará disponível apenas aos colaboradores da Cooperativa. “A ideia é começar pelo nosso patrimônio humano. Cuidaremos de quem faz a Unimed funcionar e em um futuro próximo estenderemos os benefícios para os nossos clientes”, esclareceu o Coordenador da APS, Dr. Yuji Ikuta.

Na APS, a equipe de saúde acompanha mais de perto e compreende o contexto de vida do beneficiário. Essa atenção especial é mais eficaz na prevenção de problemas de saúde e na garantia de melhores resultados em casos de adoecimento. “Graças ao esforço incansável da equipe, conseguimos inaugurar esse espaço. A ideia da APS nada mais é que, resgatar a relação médico e paciente: não há uma novidade. Talvez estejamos retornando aos bons tempos de cumplicidade entre o médico de família e seus pacientes”, finalizou o Presidente da Unimed Belém, Dr. Wilson Niwa.

Assessoria de Comunicação da Unimed Belém - Ingrid Reis

Leia também