22 de Agosto de 2019

“Sem os mais simples princípios de literiariedade, não se produz literatura”


“Sem os mais simples princípios de literiariedade, não se produz literatura”, assim escreve o jornalista e membro da Academia Paraense de Letras João Carlos Pereira, sobre a essência da literatura no prólogo do novo livro do cronista Fortunato Athias.

E é sobre a simplicidade de organização das palavras que transcende qualquer tema, e atribui ao conteúdo a importância da obra, os muitos elogios ao recente livro do cronista.

Em junho desse ano, Fortunato Athias publicou o segundo livro de sua carreira como escritor, e o que chama atenção é a aceitação da Crítica à sua obra. Com o tema “Histórias de Vida”, o livro traz uma leitura leve, com crônicas de diversos assuntos, acessíveis a todas as idades. São mais de vinte estórias que envolvem personagens do cotidiano do escritor, até reflexões de fatos históricos.   

Para o Professor Doutor em Neurociência Cristovam Diniz, há no livro “tudo que se espera de um talentoso escritor que torna atraente e detém a atenção do leitor acerca das histórias que conta”, comentou o Professor da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Gilberto Dimenstein, jornalista e titular do site Catacra Livre, escreve na contra capa do livro que os textos redigidos caprichosamente “passam por um crivo humanista: o de que os detalhes, invisíveis para a maioria das pessoas, escondem grandes ensinamentos”.

“Leitura leve, mas que leva há alguns momentos de sorrisos e profunda reflexão. Mistura conhecimento clínico, religioso e social e nos permite exercer o poder fascinante da leitura”, corroborou o escritor e médico ortopedista Gilmário Ribeiro.

Outra qualidade que chama atenção no livro é seu projeto gráfico, a parte imagética é assinada pelo renomado chargista e cartunista João Bosco de Azevedo, o artista paraense acumula prêmios nacional e internacionalmente e atribuiu ainda mais qualidade na essência dessa obra.

 “Histórias de Vida” está disponível nas lojas: Ná Figueiredo, biblioteca da Universidade Federal do Pará (UFPA), Livrarias Fox e Leitura do Shopping Pátio Belém.

Assessoria de Comunicação e Marketing Unimed Belém

Leia também