26 de Julho de 2019

"Empoderar as famílias para facilitar a amamentação”, esse é o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) desse ano


"Empoderar as famílias para facilitar a amamentação”, esse é o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) desse ano, que é comemorada de 01 a 08 de agosto. Em 2019, a campanha traz uma abordagem inclusiva, de envolvimento efetivo dos pais, da família, no ambiente de trabalho, amigos, e todos os vínculos de afetividade que cercam pai, mãe e criança.    

A abordagem inclusiva visa fortalecer a presença da família e comunidade no aleitamento materno, para que a mãe não seja a única responsável por proporcionar esse momento de promoção de saúde, bem estar e cuidado nos primeiros anos de vida da criança.

A permanente da campanha é retirar a sobrecarga da mãe, que sofre com a responsabilidade de atender às recomendações médicas - de aleitamento ininterrupto nos primeiros seis meses, e até dois anos de idade de maneira complementar -, muitas vezes se desdobrando entre trabalho, família, vida social e a amamentação integral do bebê. Com a carga excessiva sobre a mulher, a probabilidade de ocorrer a interrupção na amamentação é bem maior, acarretando em problemas futuros de saúde, tanto para a mãe, quanto para a criança.

Segundo o Ministério da Saúde, os fatores que influenciam numa amamentação não linear e de baixa qualidade, atualmente são: o posicionamento incorreto, insegurança quanto à quantidade de leite produzido, introdução de chupetas e mamadeiras, falta de apoio da família e retorno ao trabalho. Essas orientações servem para conscientizar a sociedade da importância do leite materno na vida da criança, e da participação de todos os grupos de apoio nesse processo, que gera uma cadeia de cuidado, amor e saúde.

Acompanhe os objetivos da SMAM 2019: 

• Informar as pessoas sobre os vínculos entre proteção social parental com igualdade de gênero & amamentação;

• Vincular iniciativas de apoio à maternidade/paternidade e normas/leis sociais com igualdade de gênero em todos os níveis para apoiar a amamentação;

• Envolver-se com indivíduos e organizações para um maior impacto;

• Mobilizar a sociedade para ampliar a proteção social parental com igualdade de gênero para apoiar e promover a amamentação.

Acesse: http://www.aleitamento.com/promocao/conteudo.asp?cod=2428

Assessoria de Comunicação e Marketing Unimed Belém

Leia também