09 de Abril de 2019

A ação faz parte do cronograma estabelecido para operacionalização das atividades assistenciais, a partir do DRG Brasil.


A Unimed Belém, por meio do setor DRG Brasil e a Coordenação dos Recursos Próprios, realizou no dia 29 de março, o lançamento e apresentação da Campanha de Combate a SEPSE para cooperados e colaboradores que atuam nos Hospitais e Unidades de Pronto Atendimento da Cooperativa. A ação faz parte do cronograma estabelecido para operacionalização das atividades assistenciais, a partir do DRG Brasil.

A SEPSE é uma doença grave que, quando desencadeada por infecção, pode provocar a falência múltipla dos órgãos, devido à inflamação generalizada. Atualmente, a SEPSE é a principal causa de morte nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e uma das principais causas de mortalidade hospitalar tardia, superando o infarto do miocárdio e o câncer.

O protocolo de SEPSE foi inserido na Unimed Belém em 2014, com a implantação dos Núcleos de Segurança do Paciente (NUSEPs) nas Unidades de Recursos Próprios. “A medida que você passa a ter adesão da equipe ao protocolo, desde os atendentes até o médico, a prática da Medicina torna-se mais fácil. Quando os protocolos passam a ser institucionais, tornam-se regras e podemos fazer as mensurações e correções necessárias, para que o desfecho seja o atendimento seguro e eficiente aos nossos clientes e a economia de recursos para a Cooperativa”, frisaram a coordenadora dos Recursos Próprios, Dra. Maria do Carmo Lobato, e a coordenadora do DRG Brasil da Unimed Belém, Dra. Aldeia Bastos.

Durante o evento, a coordenação dos NUSEPs apresentaram os dados de SEPSE e as medidas tomadas para que as equipes médica, de atendimento, de dispensação de medicamentos e dos laboratórios façam a adesão ao protocolo e atuem em sinergia. Ao fim, a campanha de Combate da SEPSE foi apresentada, bem como as peças que farão o alerta e lembrarão aos cooperados e colaboradores como identificar os casos da doença. Ao todo, serão distribuídos: materiais impressos (folhetos), camisas, e-mail marketing, peça de Intranet e stopper (instalação acoplada aos computadores).

Assessoria de Comunicação e Marketing Unimed Belém

Leia também