15 de Julho de 2019

A campanha é um grande movimento nacional de estímulo às iniciativas voluntárias


Uma mão, sozinha, pouco pode. Mas quando mãos se unem para juntas promoverem atitudes simples em prol dos que precisam, o mundo se move. No último sábado (06), as cooperativas e seus parceiros mobilizaram vários municípios do Pará com o objetivo de diminuir as mazelas sociais nas áreas de saúde, cidadania, cultura, esporte e lazer. A programação ocorreu simultaneamente em Altamira, Santarém e Castanhal no último sábado. No domingo (07), foi a vez de Paragominas.

Em Altamira, a campanha foi promovida pelo Sistema OCB/PA, Sicredi Norte MT/PA e Associação Comercial e Agropastoril de Altamira (ACIAPA). O município é uma cidade pólo que recebe paraenses de toda a região sudoeste do Pará. Essa atração geográfica aumenta a demanda por serviços básicos como a saúde. No Dia C, tanto a saúde pública quanto a privada foram viabilizadas mais facilmente e de forma gratuita com a parceria da Unimed Belém e da Secretaria de Saúde.

Um dos voluntários foi o vice-presidente da Unimed Belém, Dr. Antônio Travessa. Já é a sexta vez que ele participa da campanha no Pará. “Tive a honra de contribuir em todas as edições do Dia C, atendendo cerca de 300 pessoas na área da cardiologia. Passamos por Santarém, Paragominas, Marabá, Bragança, Parauapebas e agora em Altamira. É sempre uma grande experiência e fazemos sempre de coração aberto, afinal, esse é o espírito do Dia C".

O público foi bastante plural e etnicamente diversificado pelas características locais. Maria Curuaia, indígena das regiões ribeirinhas, foi uma das pessoas atendidas em Altamira. Ela aproveitou a campanha para levar o seu filho ao cardiologista, se consultou com a equipe nutricional, mediu a pressão arterial e ainda retocou sobrancelhas e unhas na seção de beleza.

“O Dia C chegou em uma hora excelente. Desde 2012, meu filho vem sofrendo em consequência de uma febre reumática e enfrentamos muitas dificuldades para encontrar consultas médicas. Aqui, tivemos atendimento rápido e gratuito. O médico identificou que meu filho provavelmente precisará realizar uma cirurgia. Então vamos começar a tratar e cuidar para que ele fique totalmente curado".

PARAGOMINAS

Com a participação de 8 mil pessoas, o município teve o maior número de beneficiados no Pará. Pelo 5º ano consecutivo, as cooperativas COOPERNORTE e SICREDI realizaram o evento em parceria com a Prefeitura Municipal de Paragominas (PMP) e Sistema OCB/PA, no Parque Ambiental da cidade. Foram várias atrações culturais, serviços de arte, cultura, esporte, brincadeiras e muita alegria. No total, 400 voluntários participaram do evento.

“É exatamente essa a nossa proposta: fazer um dia especial para todos e mostrar como o é o trabalho em cooperação”, explicou Tomás Peres, membro do Conselho Administrativo do Sicredi Sudoeste MT/PA.

Para Michel Capelari, diretor financeiro da Coopernorte, é também uma forma de ampliar a família da cooperativa. “Aqui temos a oportunidade de celebrar o cooperativismo. As pessoas podem vivenciar, tanto os beneficiários quanto os voluntários. É uma verdadeira família, como é dentro da nossa Coopernorte. Isso é o espírito de cooperação”.

SANTARÉM

Na Pérola do Tapajós, o serviço mais utilizado na programação foram os da área de saúde. A ação “Bike Suco Unimed” atraiu diversas pessoas que precisavam pedalar para movimentar os liquidificadores acoplados em bicicletas estacionadas no local. O simples movimento gerava suco natural, com uma fruta de escolha.

“É uma ação em que conscientizamos as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde, priorizando ao mesmo tempo uma alimentação equilibrada e a prática regular de atividade física. É uma forma de reforçarmos a importância do movimento Mude um Hábito”, explicou o Conselheiro de Administração do SESCOOP/PA e Gerente da Unimed Oeste, Carlos Antunes.

Em Santarém, a campanha foi promovida pelas cooperativas COOPAFS, COOPERATALAIA, MUIRAQUITÃ COOP, UNIMED Oeste do Pará, SICREDI Norte MT/PA, TURIARTE, COOPETÁXI Santarém, CENTRAL Oeste, CCAMPO, SÓSTENES Pereira de Barros e CATARINA Huber.

CASTANHAL

Uma celebração verdadeiramente cooperativista, essa pode ser a síntese do Dia de Cooperar em Castanhal, região nordeste do Estado, realizado neste sábado (06/07), na Escola Municipal Georgina Nascimento. Cerca de 200 pessoas foram beneficiadas e 50 voluntários atuaram em prol da cooperação.

A Cooperativa dos Educadores Autônomos de Castanhal (Ceac) organizou o evento em parceria com o Sistema OCB/PA, Sicoob Cooesa, Sicredi Belém, Coifodonto, Edson Reis, Ótica Diniz, Estácio Castanhal e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. "Esse é um momento de muita alegria para nós. O Dia de Cooperar se renova a cada ano e os nossos parceiros também sentem essa mesma alegria ", afirmou Kátia Santos, presidente da Ceac.

Além de Altamira, Paragominas, Castanhal e Santarém, Irituia e São Miguel também realizaram celebrações. Até agora, foram 10 mil beneficiados por essas ações no Pará. Ao longo do ano, a campanha continua com outras ações promovidas pelas cooperativas e o número de beneficiados ampliará.

“Podemos construir uma sociedade melhor se todos trabalharmos juntos. O resultado foi excelente. Temos a convicção de que a semente foi plantada e Altamira dará continuidade permanente a esta grande corrente de voluntariado”, enfatizou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

Assessoria de Comunicação e Marketing Unimed Belém

Leia também