03 de Junho de 2019

A Cooperativa apoiou a programação do Dia Mundial Sem Tabaco, que aconteceu em Belém, na Praça Batista Campos.


O objetivo da Campanha Mundial desse ano, que tem como tema “tabaco e doenças cardiovasculares”, é aumentar a conscientização sobre os malefícios do uso do tabaco, e reforçar que o produto não traz malefícios somente para o pulmão, mas tem grande impacto sobre a saúde cardiovascular, além de causar dependência física, psicológica e comportamental semelhante ao que ocorre com o uso de outras drogas.

Nesse sentido, a Unimed Belém reconhece a importância de levar ao público informações sobre a necessidade de combater o tabagismo, e apoiou a programação do Dia Mundial Sem Tabaco, que aconteceu em Belém, na Praça Batista Campos, dia primeiro dia desse mês.

O Evento foi promovido pela Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA), em parceria com o Governo do Pará, Associação Voluntariado de Apoio à Oncologia (AVAO), Fundação Cultural do Município de Belém (FUMBEL) e a Unimed Belém. A programação incluiu realização de teste de glicemia, verificação de pressão alta, teste de PSA para detectar precocemente casos de câncer de próstata, entre outras atividades.

O intuito principal dessa campanha desse ano, é combater às drogas e o consumo de qualquer produto à base de tabaco. A utilização do tabaco aumenta o risco de ocorrência de doenças cardiovasculares, pois forma placas de gordura nos vasos sanguíneos; aumenta a pressão arterial e a frequência cardíaca; induz a resistência à insulina e diabetes e produz inflamação e trombose.  Além disto, a inalação de monóxido de carbono reduz a quantidade de oxigênio transportado pelo sangue.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte em todo o mundo (17,7 milhões de pessoas todos os anos). No Brasil, as doenças cardiovasculares são responsáveis por quase 30% de todos os óbitos registrados no país anualmente, ocorrendo, em muitos casos, em indivíduos em idade produtiva (entre 35 e 64 anos).

Principais informações: Instituto Nacional do Câncer (INCA). 

Assessoria de Comunicação e Marketing Unimed Belém

Leia também