Responsabilidade Socioambiental

Projetos Sociais

A Unimed Belém por meio da área de Responsabilidade Socioambiental, desenvolve projetos de assistência às comunidades carentes, com ações voltadas ao público infantil e suas famílias. Um dos trabalhos em desenvolvimento na Cooperativa é o “Projeto Criança Feliz”, que abrange atividades educacionais, culturais e de saúde. Além de levar programações instrutivas aos pequenos, com distribuição de materiais educativos, palestras e orientações gerais, os voluntários realizam exames e consultas para auxiliar na melhoria da saúde das famílias.

Há 06 anos, mais de 500 pessoas são beneficiadas anualmente com esta ação. Entre os meses de março e dezembro de 2018 as visitas mobilizam colaboradores da Unimed Belém, voluntários e acadêmicos de medicina, enfermagem e odontologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Sociedade Bíblica do Brasil (SBB).

                                                                         

Com mais de 15 anos de atuação, o “Projeto Sorria” leva alegria a pacientes internados nas unidades de saúde de diferentes hospitais na capital e região metropolitana. A ação compreende atividades riso terapêuticas, e é desenvolvida por acadêmicos voluntários, enfermeiros, colaboradores e membros da sociedade em geral. A equipe de Clows (palhaços) realiza a abordagem dos pacientes, contando histórias e interagindo com o público, com a finalidade de m0069nimizar o sofrimento dos pacientes, contribuindo com a humanização do ambiente hospitalar.

No ano de 2018, foram realizadas algumas ações em consonância com as parcerias já citadas. Com atividades que priorizaram desde o lazer e bem-estar até necessidades básicas, como alimentação e atendimento médico, o Projeto “Criança Feliz” foi estendido às visitas natalinas nas comunidades ribeirinhas. A Cooperativa executou mais de 12 visitas de apoio a estas localidades e ajudou a atender 15 comunidades que recebem, periodicamente, monitoramento de saúde dos moradores e atendimento de suas necessidades básicas.

Outra maneira que a área de Responsabilidade Social encontrou para contribuir com a sociedade, é a “Boutique Solidária”, um projeto que promove a venda de camisas e assessórios para o público interno e externo da Unimed Belém, e toda renda é investida na aquisição de material escolar, brinquedos e outros objetos distribuídos às comunidades carentes, sempre no final de cada ano.