07 de Abril de 2021

No Dia Mundial da Saúde, o setor de saúde se destaca no avanço das novas tecnologias ao enfrentamento da pandemia


Dia 7 de abril foi instituído o Dia Mundial da Saúde. O nosso bem maior. Em um curto intervalo de tempo, o processo passou por mudanças estruturantes e positivas, mas fundamentais para adaptação a nova realidade causada pela pandemia da Covid-19. O setor da saúde junto com a ciência e as novas tecnologias trouxe, em menos de um ano, avanços significativos para o enfrentamento aos problemas gerados pelo novo Coronavírus. E uma das ferramentas otimizadas para ajudar nessa nova realidade é a telemedicina, que foi implementada em 2020, na Unimed Belém, após liberação em todo o Brasil pelo Governo Federal.

Evolução - A telemedicina é o setor na medicina com o maior potencial de crescimento no Brasil. Dados mostram que uma das principais startups da área realizou em apenas seis meses, no ano passado, cerca de 1,3 milhão de atendimentos. Entretanto, essa modalidade não é tão nova assim. Uma história que começou a se desenvolver no século passado, na década de 1950, quando pesquisadores começaram a tentar encontrar maneiras de compartilhar informações e imagens por telefone. Nos dias de hoje, com a ascensão da internet e com os protocolos de distanciamento social, devido à pandemia, a telemedicina tende a ser um caminho sem volta rumo ao futuro da medicina.

Telemedicina na Unimed Belém – Em tempos de distanciamento a relação médico e paciente se reinventou, em um curto espaço de tempo. Na Unimed Belém, cooperativa de saúde privada, que atende mais de 275 mil beneficiários, com os seus mais de 1900 médicos cooperados, essa mudança começou no ano de 2020, ainda na primeira onda de Covid-19. Naquele momento a modalidade de consulta à distância havia sido aprovada pelo no Congresso Nacional e sancionada pelo Governo Federal, visando evitar aglomerações nas clínicas e hospitais, e facilitar o atendimento.

A Unimed Belém não mediu esforços e implantou o Teleatendimento, que em um intervalo de um ano foi otimizado dando espaço à criação de uma plataforma de atendimento remoto chamada “Saúde Digital”, que por enquanto atende apenas casos suspeitos de Covid-19. Investimento que faz parte das medidas adicionais para o enfrentamento da pandemia, buscando garantias assistenciais para beneficiários, colaboradores e sócios cooperados da Operadora de Saúde.

Como funciona? A plataforma é 100% digital, sem a necessidade de o paciente baixar aplicativos. Por meio do site http://saudedigital.unimedbelem.com.br/ o cliente realiza seu cadastro. Após esse primeiro passo, já com acesso ao sistema é só esperar o momento da consulta, por ordem de acesso. De acordo com as orientações do profissional de saúde, caso se mostre necessário, as prescrições de medicamentos são enviadas via SMS, e as autorizações de exame por e-mail. Todo o procedimento é realizado com muita segurança e agilidade, pontua Gilvandro Assis, assessor de Tecnologia da Informação da Unimed Belém.

 

“O que nós estamos vivendo hoje é uma transformação digital e cultural. O atendimento remoto, nessa segunda onda da pandemia, está sendo mais aceito, por questões de segurança. Estamos atendendo apenas casos suspeitos de Covid-19, mas posteriormente vamos abrir para outras especialidades. O mercado está em transformação. Nós tivemos uma experiência no ano passado, e amadurecemos o sistema criando o Saúde Digital. Investimos em tecnologia. E hoje o acesso está ainda mais acessível aos clientes, médicos cooperados e colaboradores.”, finaliza Gilvandro.

Demanda - O Saúde Digital, o mais novo sistema de Telemedicina da Unimed Belém, foi lançado no dia 29 de março deste ano, e em uma semana já atendeu mais de 500 pacientes. Diariamente cerca de 100 pacientes com sintomas suspeitos da Covid-19 são atendidos.

 

SERVIÇO: Saúde Digital - Unimed Belém

Acesse aqui nosso serviço SAÚDE DIGITAL

Para casos suspeitos de Covid-19 são disponibilizados os seguintes atendimentos, com base no quadro clínico apresentado:

- Avaliação clínica;

- Prescrição de exames;

- Prescrição de medicamentos;

 - Encaminhamentos.

Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 20h. (exceto feriados)

Assessoria de comunicação e Marketing Unimed Belém

Leia também