

26
Jul

Semana Mundial do Aleitamento Materno: empoderamento e inclusão
26 de Julho de 2019
"Empoderar as famílias para facilitar a amamentação”, esse é o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) desse ano
"Empoderar as famílias para facilitar a amamentação”, esse é o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) desse ano, que é comemorada de 01 a 08 de agosto. Em 2019, a campanha traz uma abordagem inclusiva, de envolvimento efetivo dos pais, da família, no ambiente de trabalho, amigos, e todos os vínculos de afetividade que cercam pai, mãe e criança.
A abordagem inclusiva visa fortalecer a presença da família e comunidade no aleitamento materno, para que a mãe não seja a única responsável por proporcionar esse momento de promoção de saúde, bem estar e cuidado nos primeiros anos de vida da criança.
A permanente da campanha é retirar a sobrecarga da mãe, que sofre com a responsabilidade de atender às recomendações médicas - de aleitamento ininterrupto nos primeiros seis meses, e até dois anos de idade de maneira complementar -, muitas vezes se desdobrando entre trabalho, família, vida social e a amamentação integral do bebê. Com a carga excessiva sobre a mulher, a probabilidade de ocorrer a interrupção na amamentação é bem maior, acarretando em problemas futuros de saúde, tanto para a mãe, quanto para a criança.
Segundo o Ministério da Saúde, os fatores que influenciam numa amamentação não linear e de baixa qualidade, atualmente são: o posicionamento incorreto, insegurança quanto à quantidade de leite produzido, introdução de chupetas e mamadeiras, falta de apoio da família e retorno ao trabalho. Essas orientações servem para conscientizar a sociedade da importância do leite materno na vida da criança, e da participação de todos os grupos de apoio nesse processo, que gera uma cadeia de cuidado, amor e saúde.
Acompanhe os objetivos da SMAM 2019:
• Informar as pessoas sobre os vínculos entre proteção social parental com igualdade de gênero & amamentação;
• Vincular iniciativas de apoio à maternidade/paternidade e normas/leis sociais com igualdade de gênero em todos os níveis para apoiar a amamentação;
• Envolver-se com indivíduos e organizações para um maior impacto;
• Mobilizar a sociedade para ampliar a proteção social parental com igualdade de gênero para apoiar e promover a amamentação.
Acesse: http://www.aleitamento.com/promocao/conteudo.asp?cod=2428