19 de Setembro de 2019

Com o tema “você não está sozinho”, o setembro amarelo alerta para a necessidade de exercer a empatia com as pessoas.


Dia 10 de setembro é oficialmente o dia mundial de prevenção ao suicídio. Alinhado a esse mês, a Unimed Belém está se movimentando, distribuindo folders informativos e o laço amarelo oficial da campanha, com o objetivo de fazer com que as pessoas conheçam o movimento e entendam a importância da preservação do bem estar mental.

Com o tema “você não está sozinho”, o setembro amarelo alerta para a necessidade de exercer a empatia com as pessoas que sofrem algum tipo de transtorno ou problema que coloque em risco a própria vida. A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) é a representante oficial da campanha, e recomenda que a sociedade mantenha constante a mobilização de prevenção ao suicídio.  

O Suicídio é uma questão de saúde pública, cerca de doze mil pessoas tiram a própria vida no Brasil todos os anos, mundialmente esse número aumenta para mais de um milhão. É um dever de todos os agentes sociais participarem de ações que busque prevenir qualquer ato autodestrutivo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) “O desafio chave da prevenção consiste em identificar as pessoas que estão em risco e que a ele são vulneráveis; entender as circunstâncias que influenciam o comportamento de autodestruição e estruturar intervenções eficazes”.

Os transtornos mentais, como a depressão, a ansiedade e a bipolaridade estão entre as principais causas que levam ao suicídio, male que afeta principalmente jovens entre 15 e 29 anos. Debater sobre o assunto, e envolver a família são atitudes fundamentais no processo de defesa pela vida.

A Unimed Belém, desde 2018 disponibiliza aos seus colaboradores um atendimento completo e humanizado, na sua Unidade de Atenção Primária à Saúde (APS). O serviço multifuncional inclui atendimento com psicóloga, médico de família e comunidade, enfermeira e encaminhamento para outros profissionais, quando necessário. Essa iniciativa demonstra uma preocupação da Cooperativa com a qualidade da saúde física e mental de seus funcionários, investindo no bem estar e na saúde de sua força de trabalho.  Inicialmente, o atendimento na APS está sendo disponível apenas aos colaboradores, mas em um futuro próximo o serviço será estendido aos beneficiários.

Assessoria de Comunicação e Marketing Unimed Belém

Leia também