01 de Novembro de 2020


A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou em outubro, a relação de operadoras selecionadas para o Projeto Cuidado Integral à Saúde, parceria da ANS com o Institute for HealthCare Improvement (IHI), a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade – SBMFC e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz – HAOC. E, a Unimed Belém é uma das 20 cooperativas médicas selecionadas pela ANS para integrar o Projeto.

A Iniciativa faz parte do Programa de Certificação de Boas Práticas em Atenção à Saúde (PCBP) e é uma fase preparatória para a solicitação da certificação em Atenção Primária à Saúde (APS).

Esta é uma conquista importante, já que entre as 345 Unimeds singulares, a Unimed Belém é uma das poucas, em todo o país, a integrar este importante projeto.

 

Sobre o Projeto

A medida visa incentivar as operadoras de planos de saúde a desenvolverem um cuidado cada vez mais qualificado aos seus beneficiários, através da implantação de redes de atenção ou linhas de cuidado certificadas por entidades acreditadoras reconhecidas pela ANS. 

Sua proposta é estimular a qualificação, o fortalecimento e a reorganização da atenção primária, por onde os pacientes devem ingressar preferencialmente no sistema de saúde. O programa é destinado apenas às operadoras de planos de saúde.

O projeto terá duração de 36 meses e tem o objetivo de acompanhar e consolidar as experiências de operadoras que estejam implementando ou já implementaram um modelo de Atenção Primária à Saúde. Ao todo, 47 instituições se inscreveram para participar, sendo selecionadas 19 operadoras e uma entidade representativa de operadoras. Destas, dez são acreditadas pelo Programa de Acreditação de Operadoras.

A seleção considerou a área geográfica do projeto, o porte, a modalidade da operadora, a rede disponibilizada, o esforço no desenvolvimento do projeto, a capacidade de ampliação da cobertura da APS e o impacto futuro do projeto.

Dos 47 inscritos, cinco não cumpriram os requisitos para participar da seleção; dessa forma, 22 operadoras encontram-se em lista de espera e terão chance de serem convocadas em caso de desistência.

 

Perfil dos classificados:
Dos selecionados, 60% são cooperativas médicas.

modalidade

Segundo o porte, 26% das operadoras selecionadas é de médio porte

porte

Seleção por região: 

area atuaçao 002

Confira a lista das instituições selecionadas: 

imprensa operadoras aps lista web

Distribuição dos projetos selecionados e suas áreas geográficas de atuação:

porte regiao 002

 

 

Assessoria de Comunicação e Marketing Unimed Belém

Leia também